A vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma determinada doença.

As vacinas são utilizadas de forma profilática, assim, prevenindo ou minimizando os efeitos de uma futura infecção por aquele agente.

A vacinação é o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas, trazendo a imunidade generalizada. Elas são responsáveis pela erradicação mundial da varíola e pela restrição de doenças como poliomielite, sarampo e tétano em grande parte do mundo.

Sua eficiência ou performance depende de vários fatores:

  • Calendário de vacinação seguido corretamente;
  • A patologia em questão;
  • Resposta Idiossincrática – ou seja, algumas pessoas não respondem a certas vacinas, assim, não gerando anticorpos;
  • Fatores como: etnia, idade, predisposição genética;
  • Diabetes, uso de esteroides sintéticos e HIV podem minimizar ou anular a resposta imunológica.⠀

➡ Composição
Agente inativado ou morto, toxinas ou proteínas de superfície. Estes estimulam o sistema imunológico a reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro (memória) seu para que possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre.

➡ Lembre-se:
Uma vacina só é eficaz quando a adesão popular da mesma é alta. Não adianta haver uma vacina de 95% de eficácia se houver ampla rejeição pelo público. Por outro lado, vacinas de 50% ou 60% de eficácia, com ampla cobertura é capaz de reduzir casos graves e ser extremamente benéfica.

A existência da vacina e sua aplicação na população, não elimina a necessidade das medidas de proteção.

#trrseguros #prevenção #coronavírus #covid19 #vacina #anvisa

Covid-19 Update 😷

Because of the coronavirus (Covid-19) outbreak, our in-person services are closed until further notice. However, our online services are available as usual with some special offers.