ANS incorpora cinco tecnologias ao Rol

O que é o Rol?

O Rol é uma lista que define os tratamentos que devem ser obrigatoriamente cobertos pelos planos de saúde, levando em consideração as doenças listadas na Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os planos de saúde são segmentados em diferentes tipos, como ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência e odontológico, e cada um deles tem seus procedimentos e coberturas especificados no Rol.

Regularmente, essa lista é atualizada para garantir uma ampla cobertura dos planos de saúde, à medida que novas tecnologias são incorporadas à prática médica.

Novas tecnologias

Na última segunda-feira, 03/07, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou a incorporação de cinco tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Confira:

Fotovaporização de próstata a laser: tratamento do aumento da próstata.

Levomalato de cabozantinibe: tratamento de câncer de tireoide avançado.

Terapia com a proteína alfagalsidase para Doença de Fabry (doença hereditária e progressiva, caracterizada pelo acúmulo de um tipo de gordura no organismo): tratamento que impede o acúmulo de determinadas células, evitando o comprometimento de vários órgãos.

Monitorização ambulatorial da pressão arterial de cinco dias, conhecida como “Mapa 5 dias”: técnica de monitoramento residencial da pressão arterial.

Carboximaltose férrica: tratamento de deficiência de ferro.

Importante: todos fazem parte do grupo Procedimentos Clínicos Ambulatoriais e Hospitalares.

A inclusão

De acordo com a ANS, duas tecnologias – a fotovaporização de próstata a laser e o levomalato de cabozantinibe – foram sugeridas diretamente à Agência para serem incorporadas ao rol. Ambos passaram por um rigoroso processo de avaliação, que incluiu participação social e análise técnica criteriosa.

Já a terapia com a proteína alfagalsidase para Doença de Fabry, a monitorização da pressão arterial de cinco dias e a inclusão da carboximaltose férrica também foram incorporadas após a recomendação positiva de inclusão na rede pública de saúde pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Quando começa a cobertura?

•  Fotovaporização de próstata a laser e o levomalato de cabozantinibe: partir de 01/08/2023. 

•  Terapia com a proteína alfagalsidase para Doença de Fabry, a monitorização da pressão arterial de cinco dias e a carboximaltose férrica: a partir de 12/07/2023.

Fonte: clique aqui e veja a notícia na íntegra