Como aumentar o engajamento dos colaboradores nos Programas de Qualidade de Vida?

Buscando soluções para aumentar o bem-estar dos colaboradores, diminuir o absenteísmo, os índices de afastamento por depressão e o impacto na sinistralidade dos planos de saúde, as empresas estão investindo cada vez mais nos programas de qualidade de vida.

Vários estudos já comprovam que o bem-estar dos colaboradores envolve aspectos físicos e psicológicos e traz melhores resultados para o negócio. Uma vez que um profissional com menos preocupações e mais saúde pode apresentar melhor desempenho e mais satisfação com a empresa, contribuindo assim para a diminuição na taxa de rotatividade de funcionários.

O grande desafio é transformar esses investimentos em resultados de curto prazo, graças a dificuldade de alcançar um bom nível de engajamento dos colaboradores.

Pensando nisso, abordaremos nesse artigo os conceitos de qualidade de vida no trabalho, os impactos que essa prática tem gerado nas organizações e como construir seu próprio programa de bem-estar corporativo.

O que é qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho pode ser definida como o nível de satisfação em relação às atividades desempenhadas no ambiente corporativo. 

Um ambiente organizacional deve implantar programas de qualidade de vida para promover a segurança e o desenvolvimento pessoal e profissional entre os funcionários. 

Especialistas afirmam que o termo qualidade de vida no trabalho foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1970, quando as empresas norte-americanas buscavam superar seus concorrentes aumentando a motivação de seus funcionários. 

Por que adotar programas de qualidade de vida no trabalho?

As vantagens para as empresas que promovem a cultura da qualidade de vida no trabalho são inúmeras e impactam diretamente na lucratividade do negócio.

Entre os principais benefícios dos programas de qualidade de vida, podemos destacar o aumento da produtividade, atenção e motivação na organização, a diminuição dos gastos com tratamentos de saúde, a redução da taxa de rotatividade e o aumento dos lucros.

E os profissionais também têm muitos benefícios: reconhecimento pelo trabalho, ambiente de trabalho saudável e inspirador, tempo livre com qualidade, alimentação melhorada, maior foco na atividade física, mais criatividade e acesso aos benefícios que melhoram o bem-estar.

Como promover a cultura da qualidade de vida no trabalho em meu negócio?

Não existe um modelo único para programas de qualidade de vida que funcione para todas as empresas. Por isso, o programa a ser implementado deve se adequar ao perfil dos funcionários da empresa, sua cultura e localização. 

Quaisquer que sejam as ações contempladas no programa, o importante é estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis e ​​que tragam prazer e felicidade para suas vidas. Listamos alguns exemplos:

1. Adote horários flexíveis

Várias empresas já permitem que seus funcionários trabalhem em casa ou em um local de sua escolha, um ou mais dias por semana. Isso faz com que o profissional trabalhe de forma mais concentrada, sem interrupções dos colegas e do barulho do escritório.

A flexibilidade dos horários também promove um aumento do comprometimento e da responsabilidade e reduz o número de faltas e horas extras, já que o tempo é melhor administrado.

2. Invista na educação de seus funcionários

Investir em cursos e treinamentos mostra a preocupação da empresa com o desenvolvimento de seus colaboradores. 

Quando os funcionários estão mais preparados, eles fornecem resultados superiores e concluem tarefas com mais eficiência. 

Ações que evidenciam o investimento nos programas de qualidade de vida diminuem a rotatividade, atraem e retêm talentos e aumentam a percepção do colaborador sobre o valor agregado dos benefícios proporcionados pela empresa.

3. Aprimore a comunicação interna

Um dos causadores da falta de engajamento nos programas de qualidade de vida está atrelado aos problemas na comunicação. 

Colaboradores que não leem e-mails de convites, não respondem questionários enviados, não acessam calendários disponíveis nos canais internos da empresa ou não se engajam nas ações podem não estar sendo motivados a isso.

Realize pesquisas com os colaboradores e promova campanhas de conscientização sobre saúde mental, alimentação e exercícios físicos, controle do tabagismo e prevenção de cânceres (Novembro Azul, Outubro Rosa), estimulando também a interação entre seus funcionários.

4. Ofereça  benefícios

Além das parcerias com serviços de saúde, é possível oferecer benefícios mais inclusivos que atendam às necessidades dos colaboradores.

Ofereça aos funcionários parcerias com locais especializados (educação) ou disponibilize benefícios ao bem-estar, como massagens, aulas de ioga, exercícios ergonômicos, manicure e academia. 

Entretanto, para que esses investimentos sejam convertidos em lucros, é preciso garantir que você não está pagando mais do que deveria por eles.

5. Planeje e monitore as ações

Antes de implementar ações de qualidade de vida no trabalho, elabore um plano que mostre como o departamento de RH pode potencializar a lucratividade do negócio.

Defina as métricas a serem coletadas e analisadas e, antes que o programa de qualidade de vida seja implantado, defina um marco zero. 

Tenha os resultados de uma pesquisa e testes iniciais contendo exames clínicos de todos os colaboradores.

Após certo tempo de implantação do programa, repita a pesquisa e a compare aos índices iniciais para comprovar os resultados.