Como gerenciar os riscos no ambiente de trabalho

Segundo levantamento do Observatório de Segurança e Saúde no trabalho, em 2022, o Brasil registrou mais de 612 mil acidentes de trabalho. Aprender como prevenir e minimizar os riscos pode salvar vidas e evitar perdas irreparáveis.

Neste artigo, vamos falar sobre:

•  os principais tipos de riscos no ambiente de trabalho;

•  ações protetivas e preventivas;

•  como os seguros de riscos podem evitar prejuízos.

Identificando e classificando os riscos no ambiente de trabalho

Os riscos no ambiente de trabalho podem ser tão variados quanto as atividades desempenhadas em uma empresa. Dessa forma, é essencial identificar e classificá-los para escolher medidas de prevenção eficazes.

Entre os principais tipos de riscos estão:

•  Riscos Físicos: envolve elementos como ruídos excessivos, radiações, vibrações e temperaturas extremas. Esses riscos podem afetar a saúde dos seus colaboradores a médio e longo prazo.

•  Riscos Químicos: estão diretamente relacionados à exposição a agentes químicos, como: gases, vapores, líquidos e sólidos.

•  Riscos Biológicos: ligados a micro-organismos como vírus, bactérias e fungos, comuns em setores como a saúde. Essa exposição pode causar problemas graves e doenças infecciosas.

•  Riscos Ergonômicos: um dos riscos mais comuns. São recorrentes de condições inadequadas de trabalho, como: mobiliário inadequado, repetição de movimentos e posturas incorretas.

•  Riscos de Acidentes: relacionados a situações como quedas, choques elétricos, incêndios e explosões. Esses riscos podem resultar em lesões graves e até fatais.

Como prevenir os riscos no ambiente de trabalho e lidar com suas consequências

Pense o seguinte: o risco é a possibilidade de acontecer um evento (acidente) que pode causar danos (consequências) a uma empresa. Para lidar da melhor forma com esses riscos, é necessário implementar:

  1. Ações que diminuam a possibilidade de acontecer um acidente (preventivas)

As ações de conscientização são de extrema importância nesse cenário para manter o ambiente de trabalho seguro e saudável. Campanhas de prevenção e treinamentos de segurança do trabalho são ótimas maneiras de evitar riscos ocupacionais.

  1. Medidas que lidam com as respectivas consequências (ações de proteção ou transferência de risco)

Nesse sentido, os seguros de riscos corporativos protegem o seu negócio. Como, por exemplo, o Seguro Patrimonial, que oferece proteção contra perdas materiais decorrentes de eventos, como: incêndios, explosões e desastres naturais. Além disso, o Seguro de Responsabilidade Civil, ampara a empresa em casos de danos a terceiros, devido a acidentes ocorridos em suas instalações ou em decorrência de suas atividades.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)

Uma excelente maneira de promover a conscientização sobre riscos no ambiente de trabalho é a SIPAT. Essa semana temática busca engajar os colaboradores por meio de palestras, treinamentos e atividades que abordam questões de segurança, saúde e bem-estar no trabalho.

Todas as empresas devem ter como prioridade a prevenção de riscos no ambiente de trabalho. Por isso, identificar e classificar os riscos, promover medidas de segurança e treinamentos, e contratar seguros, podem reduzir significativamente a incidência de acidentes.

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