Desafio Healthtech • TRR

O mundo da Indústria 4.0, da IoT (Internet das Coisas) e das tecnologias comandadas pela inteligência artificial e pelo Metaverso, são uma realidade hoje graças à capacidade que as empresas têm de se inovar diariamente.

Mas o que significa inovação?

Inovar é introduzir novidades, renovar, recriar, é criar algo completamente novo. A inovação é sinônimo de mudanças ou melhorias em algo que já existe. Inovar é transformar uma ideia boa em uma solução com criatividade. Concluindo, inovar é imprescindível para qualquer tipo de empresa.

Como é o panorama da inovação no Brasil e o quanto as empresas estão investindo nesse setor?

Segundo o Índice Global de Inovação (IGI) de 2021, na comparação com o ranking de 2020, o Brasil ganhou cinco posições e agora está no 57º lugar entre os 132 países que mais inovam no mundo. Entretanto, a colocação brasileira é considerada ruim, pois o país está 10 colocações abaixo da obtida em 2011, quando chegou a sua melhor marca, a 47ª posição. No topo da lista aparece a Suíça, seguida pela Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul.

Com o objetivo de contribuir para o avanço da agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem realizado nos últimos anos diversas parcerias com órgãos públicos e centros de pesquisa, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI).

A principal iniciativa da CT&I é coordenar a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), cuja principal função é incentivar as empresas a colocarem a inovação no centro de suas estratégicas de negócios.

O que é uma startup e qual a sua importância para o Brasil?

Uma startup é uma empresa “emergente” cujo principal objetivo é desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio. De uma maneira mais abrangente, é uma empresa jovem que possui um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário repleto de incertezas e soluções que precisam ser desenvolvidas de maneira criativa.

Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação constante para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional. Ela precisa ter uma proposta que nunca foi testada no mercado e que não sabemos se vai dar certo ou não. Entretanto, uma empresa inovadora que já consolidou seu modelo de negócios não pode mais ser chamada de startup.

Um exemplo disso são os gigantes Facebook e Google. Elas começaram como startups e hoje são empresas de referência no mercado mundial.

Olhando para o impacto econômico, o papel das startups é impressionante. De acordo com dados da Fundação Kauffman, essas organizações são responsáveis pela criação de mais de 50% dos empregos em todo mundo.

O Brasil é o 13º melhor ecossistema do mundo para startups hoje, segundo uma pesquisa feita instituto Startup Genome. De acordo com a StartSe, o maior banco de dados de startups do país, existem atualmente em seu cadastro aproximadamente 9 mil startups registradas e esse número só aumenta.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), esse número pode ser ainda maior, que aponta para algo entre 10 e 15 mil espalhadas pelo país, levando em conta a falta de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para boa parte delas, que ainda se encontram em fase inicial.

Nessa lista estão desde gigantes do mercado brasileiro, como a iFood, presente em mais de 100 cidades do Brasil e dona de uma cartela com mais de 5.000 restaurantes, até startups menos conhecidas, como a QuintoAndar e o GymPass.

Sobre a parceria

Em parceria com a Nébula, a catalisadora de ideias do grupo Estáter, a TRR acaba de lançar um grande desafio com foco em tecnologia e promoção de saúde, sustentabilidade e impacto da redução de desperdícios.

A TRR já atendeu mais de 600 empresas em todo o Brasil e possui mais de 65 anos de experiência em consultoria de benefícios, gestão de riscos e afinidades, atuando no desenvolvimento de produtos e serviços de seguros. Com o advento da indústria 4.0, a TRR emerge na era digital promovendo transformações, conexões e fomentando o ecossistema de inovação junto da Nébula.

O que são empresas Healthtech?

Mais conhecidas por serem startups de base tecnológica da área da saúde, as empresas healthtech, como o próprio nome já diz, têm como função principal melhorar e otimizar a saúde, trazendo novas tecnologias e inovações para o setor médico. Possuem uma área de atuação bem abrangente:

  • Modernização de clínicas e hospitais
  • Tecnologias avançadas para exames
  • Consultórios médicos inteligentes
  • Gestão de entidades públicas
  • Autocuidado
  • Autoatendimentos

Desafio Healthtech TRR

Se você tem uma healthtech e quer se conectar com os grandes players do mercado, venha participar do nosso Desafio Healthtech TRR.  Os principais temas do desafio serão:

  • Gerenciamento de Crônico e High Users
  • Gestão de Saúde Ocupacional
  • Engajamento para Promoção à Saúde
  • P.A. Virtual
  • Gestão de Afastados

O intuito é fortalecermos o nosso ecossistema e promover soluções nas quais acreditamos. Então, queremos te conhecer e mostrar a nossa casa para você. Aqui, conexões, mentorias e desenvolvimento são palavras-chave para o sucesso.