Fevereiro Laranja: a cor que é a cara do verão também vem para inspirar solidariedade!

A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, que passam a se reproduzir de maneira descontrolada. Fazer parte do time de doadores de medula pode fazer a diferença!

Alguns números

  • 30% dos casos de câncer entre crianças são de leucemia.
  • 5.940 homens e 4.860 mulheres devem ser diagnosticados com leucemia no Brasil entre 2018 e 2019, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Sintomas

  • Anemia
  • Fadiga
  • Palpitação
  • Sangramentos na gengiva e nariz
  • Manchas roxas ou pontos vermelhos na pele
  • Gânglios linfáticos inchados e sem dor
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Febre ou suores noturnos
  • Dor nas articulações e osso

Diagnóstico e tratamento

É necessária a coleta da medula óssea para realizar exames específicos. O tratamento inclui quimioterapia. Também pode ser indicado o transplante de medula.

Compatibilidade de medula, um presente raro!

Faça parte do time de doadores de medula óssea! Ao se cadastrar em um hemocentro, seus dados são armazenados e, se algum dia for compatível com quem precisa, você será chamado e fará exames de saúde. Se tudo correr bem, estará pronto para ajudar!

Seja doador! Procure o hemocentro de sua cidade e faça seu cadastro!

Inspire 2019 com saúde e bem-estar

Fonte
https://www.unimedfranca.com.br/noticias/fevereiro-laranja—mes-de-combate-a-leucemia-
https://www.mariopenna.org.br/instituto-mario-penna/noticia/fevereiro-laranja-destaca-o-combate-a-leucemia/
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-leucemia-mieloide-aguda-lma/7944/331/