Melhores práticas corporativas para evitar fraude financeira

Nenhuma empresa está imune aos problemas ocasionados pela fraude financeira. Pesquisas recentes indicam que organizações precisam arcar, em média, com valores 3,86 vezes superiores aos subtraídos em decorrência desses atos.

Com isso, fica evidente que a prevenção contra atos ilícitos dessa natureza é uma das principais preocupações dentro das empresas, já que para além de danos financeiros, as organizações ainda colocam em risco sua reputação e credibilidade no mercado. 

Entretanto, com os planos adequados em vigor, uma empresa pode efetivamente reduzir as chances de ocorrência desses atos e minimizar as perdas por fraude financeira.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, neste artigo abordaremos os conceitos de fraude financeira, os tipos mais comuns, as formas de prevenção e como uma gestão de riscos eficiente pode minimizar ao máximo suas perdas. Boa leitura!

O que é uma fraude financeira corporativa?

A fraude corporativa consiste em ações ilegais, antiéticas ou enganosas cometidas por empresas ou indivíduos ao patrimônio financeiro de uma organização.

Os esquemas de fraude corporativa costumam ser extremamente complicados e, portanto, difíceis de identificar. 

Quando a fraude corporativa é perpetrada pelos altos executivos de uma grande corporação, a fraude pode atingir milhões de reais em escala. 

As vítimas de fraude corporativa são consumidores ou clientes, credores, investidores, outras empresas e, eventualmente, a empresa que é a fonte da fraude e seus funcionários. 

Quando finalmente é descoberta, a empresa que comete a fraude corre o risco de ficar em ruínas e ser forçada a declarar falência.

Entretanto, um escritório cheio de contadores pode levar meses para desvendar um esquema de fraude corporativa em sua totalidade.

Grande parte do dinheiro obtido ilegalmente por meio de fraude corporativa muitas vezes nunca é recuperado, depois de ter sido gasto há muito tempo pelos perpetradores.

Principais tipos de fraude financeira

Existem diversos tipos de fraude financeira, entretanto, reunimos os tipos mais comuns e as formas para identificar e combater tais problemas com agilidade. Confira!

Folha de pagamento

A fraude de folha de pagamento é bastante comum e acontece quando não há transparência nos registros contábeis. 

Essa ação acontece por meio de uma manipulação do sistema de folha de pagamento que visa pagar incorretamente o salário dos funcionários.

Demonstrativos financeiros

Essa fraude acontece quando não há divulgação de relatórios sobre contas a receber e a pagar. 

Quando você subestima suas receitas, ativos e receitas, é impossível identificar sua situação financeira e prever seu desempenho nos próximos anos.

Pagamento duplicado

Quando sua contabilidade se torna complexa, existe o risco de fraude em múltiplos pagamentos. 

Esta fraude refere-se à instância em que o seu contador ou a pessoa responsável pelos seus recursos financeiros emite mais de um cheque quando há apenas um único pedido. 

Apropriação indébita para fins pessoais

Também conhecida como fraude interna, este é o ato de roubar ativos da empresa para fins pessoais.

A apropriação indébita de ativos envolve falsificação e emissão de pagamentos que não refletem nos livros.

Fraude por afinidade

Fraude de afinidade se refere à atividade fraudulenta cometida por uma pessoa em quem você confia para as finanças da empresa. 

Isso acontece quando um proprietário confia cheques e dinheiro a uma pessoa, e essa pessoa tira proveito de suas finanças.

Como evitar fraudes financeiras?

Como mostra o Global Study On Occupational Fraud and Abuse da ACFE, esquemas de fraude em todo o mundo causam perdas de mais de $ 3,6 bilhões de dólares anualmente. 

Por isso, contar com uma gestão de riscos de fraude é uma tarefa essencial para ajudar as empresas a identificarem proativamente problemas externos e internos que podem ter um impacto significativo em sua reputação, exposição a responsabilidades criminais ou civis e ativos.

A fraude financeira corporativa acontece devido a deficiências nos controles internos. Por isso, contar com uma gestão de riscos pode ajudar sua empresa a evitar que esses problemas aconteçam.

Quando usada para entender essas fraquezas, uma avaliação de risco de fraude pode ajudar a administração a formular um plano de gerenciamento sólido.

Embora seja impossível eliminar todos os riscos de fraude, uma gestão de risco de fraude é uma ferramenta poderosa para reduzir a probabilidade e gravidade dessas ações.

gestão de riscos

Seguro contra riscos financeiros: um braço importante da gestão de fraudes corporativas

Não são raros os casos de executivos e gestores autuados em consequência de incidentes ambientais, cibernéticos, tributários e trabalhistas. 

Entretanto, esses riscos nem sempre são provenientes de atos ilícitos, já que toda gestão pode cometer erros.

Uma das principais medidas adotadas por esses gerentes tem sido a adoção de seguros D&O e o Contra Fraudes Corporativas, modalidades que visam garantir respaldo e proteção para gestores e administradores de empresas.

Os gestores de uma organização são peças essenciais para o bom funcionamento de um negócio, por isso, é necessário fornecer a esses indivíduos a tranquilidade para exercer suas responsabilidades.

A lei prevê a responsabilização, civil ou criminal, dos membros da companhia que causaram perdas durante a sua gestão na empresa.

Por isso, empresas e executivos devem estar cada vez mais atentos a isso para se proteger de eventuais problemas.