Varejo: Como Lucrar Mais Sem Aumentar o Preço do Produto?

A pandemia forçou as empresas do varejo a elevarem seus custos com investimentos como forma de atender a nova jornada de compra dos consumidores.

Apesar do crescimento de 1,4% em 2021, o setor enfrenta dificuldades ligadas à inflação dos produtos e ao poder de compra de seus clientes.

Para atender a esse aumento de custos e ao baixo crescimento nas vendas é preciso que as empresas varejistas pensem em novas estratégias capazes de gerar receitas, sem elevar o valor dos produtos.

Pensando nisso, preparamos um artigo que explica como investir em uma cultura focada no cliente apoiada por seguros massificados de afinidades pode ser uma alternativa eficiente para fidelizar clientes e lucrar mais.

Boa leitura!

O que é cultura customer centric?

A centralização no cliente significa colocá-lo em primeiro lugar e no centro de tudo o que você faz. 

Trata-se de realmente entender o cliente para que a empresa possa antecipar seus desejos, necessidades e preferências, criando, assim, experiências significativas e relacionamentos duradouros com eles.

É levado em consideração como cada decisão de negócios, mudança de processo e ponto de contato com o cliente afetam a experiência.

Em resumo, o foco no cliente é tanto uma estratégia quanto uma cultura, por isso é necessário que as organizações consolidem essas práticas para que os clientes reconheçam o esforço. 

Dessa forma, é possível que as organizações obtenham taxas de retenção mais altas, mais referências, prêmios de preço e, por fim, maior receita.

O que são seguros massificados de afinidades?

A modalidade de afinidades disponibiliza uma série de seguros massificados por meio de grupos que estão relacionados aos serviços da sua empresa.

Com essa modalidade, você pode agregar valor aos produtos e serviços já oferecidos, gerando mais rentabilidade aos negócios sem gerar impactos nas operações. Confira alguns exemplos:

  • Perda e roubo de cartão;
  • Garantia estendida;
  • Prestamista;
  • Acidentes pessoais;
  • Seguro bagagem.

Motivos para aliar uma cultura focada no cliente aos seguros de afinidades

Não é de hoje que as empresas do varejo se beneficiam da parceria com as seguradoras. 

Diante das apertadas margens de lucro do setor, momentos de queda nas vendas e das pressões impostas pelo aumento dos custos, a distribuição de seguros pelas redes varejistas garante robustas comissões ao segmento.

Isso ocorre devido a grande aderência entre os dois segmentos, que garante condições favoráveis para a implantação eficiente de estratégias. Veja abaixo:

  • A venda do produto em larga escala garante mais condições para o oferta de seguros massificados;
  • A elevada circulação física de pessoas nos estabelecimentos garante maior poder de persuasão sobre a oferta dos serviços complementares;
  • O recém aprimorado sistema de vendas online catalisado nos últimos anos oferece condições mais práticas para a aquisição de produtos e serviços e, consequentemente, de seguros massificados.

Conclusão: quanto mais valor, mais competitividade

A vantagem competitiva gerada pela oferta de seguros aos consumidores finais pelo varejo é pautada em oferecer uma experiência mais completa aos clientes, de forma a disponibilizar coberturas economicamente acessíveis para todos os perfis de público.

Por contar com forte influência sobre seus consumidores, o setor varejista impulsiona a aderência sobre os seguros por meio de aspectos como custo-benefício e confiabilidade. 

Afinal, é muito mais fácil vender uma cobertura de seguro quando alguém já conhece e confia em um estabelecimento.

Por essa razão, além dos já conhecidos seguros de garantia estendida, furto ou roubo de aparelhos eletrônicos e outros seguros voltados aos cartões, as empresas do segmento já projetam margens de lucro consideráveis sobre diversas outras distribuições.